Cartilha do assinante

CARTILHA INFORMATIVA DO ASSINANTE INTERNET AMPLI VELOZ NET+TV+TELEFONE

MILHARES DE CAUSAS EXTERNAS PROVOCANDO LENTIDAO NA NET-ANTES DE ABRIR CHAMADO TECNICO:

Muitas pessoas sofrem por ter internet lenta em casa. Os vídeos travam, páginas não carregam e é comum esperar alguns minutos por algo que deveria levar segundos. Essa não é a situação ideal, principalmente, quando pagamos por vários megas de conexão.

Porém, o que a maioria da população não sabe é que existem MILHARES de  fatores que podem influenciar na velocidade da internet, não apenas a quantidade de megas comprados. Coisas como localização do modem, fiação, umidade e até problemas com seu computador podem reduzir o desempenho do serviço recebido.

Se você oferece acesso Wi-Fi na sua casa, tenho certeza que já apareceram reclamações de familiares sobre a conexão de internet lenta. Esse problema acaba causando uma frustração enorme em quem está esperando que sua rede seja minimamente capaz de permitir postar uma foto no Instagram ou curtir um comentário no Facebook, por exemplo.

Mas você já se perguntou o que causa isso? Será que os motivos estão apenas na velocidade da internet? Pode apostar que não é bem assim…

Pensando nisso, colocamos abaixo os  principais motivos que deixam sua internet lenta e como lidar com cada um deles, facilitando para que você sempre tenha um serviço de qualidade em sua casa. Confira!

0-ANTES DE RECLAMAR:

REINICIE SEU MODEM FIBRA DESLIGANDO  DA TOMADA E LIGANDO NOVAMENTE APOS 5 SEGUNDOS.
Verifique se sua internet acessa outras paginas e outros sites, como o site do google.com , entao não ha problema algum com sua internet. Se alguns sites e paginas apresentam lentidão e outros não é porque eles estão congestionados, é como se todo mundo ou o mundo inteiro estivesse tentando entrar em sua casa pela porta da frente. Outra forma de testar se um site esta tendo problema e acessando o app ou site  www.downdetector.com.br e informar o site que esta apresentando problemas ou simplesmente fazer uma pesquisa para saber se o downdetector ja registrou o problema digitando o nome do site em questao. Se ja houver registro ou ocorrencia de problemas certamente estara registrado la. Esta semana a Duda do financeiro estava reclamando que a internet dela estava ruim, a pagina do Bradesco ficave em branco, e eu fui ver e advinha? O site do Bradesco estava parcialmente fora do ar.  Eu entrei em outros sites e tudo estava normal, entao eu fui ate o famoso site DOWNdetector e veja o grafico que estava apresentando um pico de reclamaçoes ate o limite maximo suportado. Veja um grafico do Bradesco em 23abril2021.Estava completamente instavel e fora do ar. 

POR CONTA DA PANDEMIA OS PRINCIPAIS PLAYERS DA INTERNET MUNDIAL TIVERAM QUE ADOTAR MEDIDAS DE DIMINUIÇÃO DA FLUIDEZ DE DADOS .

CLIENTE AMIGO, ACESSE OS LINKS ABAIXO PARA MANTEREM SE INFORMADOS:

https://canaltech.com.br/apps/netflix-reduz-a-qualidade-de-video-no-brasil-para-evitar-sobrecarga-na-internet-162289/

https://www.diariodepernambuco.com.br/noticia/viver/2020/03/por-alta-demanda-de-internet-netflix-vai-diminuir-qualidade-de-imagem.html

https://exame.com/tecnologia/diante-da-pandemia-aplicativos-de-streaming-reduzem-qualidade-de-video/

0.1-Antes de ligar ou abrir um chamado tecnico em nosso suporte (11985215009)

Reinicie seu equipamento roteador ou onu fibra desligando a fonte da tomada eletrica e religando novamente apos 20 segundos.

Se a internet não voltar apos 5 minutos, fotografe o painel e as luzes do seu roteador e os cabos pela parte trazeira do seu aparelho sem dobrar amassar torcer a fibra optica. A fibra é extremamente sensivel e caso o Assinante rompa a fibra que esta dentro do conector sera cobrado a visita tecnica e o conector(30reais) que nao podera ser aproveitado porque o cabelo da fibra fica preso dentro dele.

0.2- Equipamento wifi do cliente NÃO  TEM capacidade de passar os Megas ou Gigas.

Quase 100% dos equipamentos wifi que estão no mercado ou  celulares funcionam em 2,4ghz, impedindo que passe as velocidades acima de  50 Mega ofertadas por seu provedor de internet atinjam a velocidade contratada. Mesmo operando em 2,4ghz  e o seu roteador ofertando a  tecnologia  802.11 N, sua velocidade chegaria ate 300 mega, desde que seu aparelho celular possa transmitir e receber com essa tecnologia. A maioria dos celulares atuais não passam de 50 megas.  Antes de reclamar no seu provedor procure verificar se seu aparelho tem  este tipo de interface wifi e se o processador tem capacidade de processar tais velocidades. Faça tambem um teste no cabo e vc ira comprovar velocidades muito maiores, porem tambem é preciso verificar a capacidade de processamento do seu computador/ tv via cabo. Veja esta tabela publicada no Google.  

Comparação de velocidade - 2,4 GHz versus 5 GHz

Padrão/tecnologia

Frequência

Velocidade teórica

Onde se aplica pratica

802.11g

2.4Ghz

54 Mbps

99% celulares do mercado

802.11n

2.4Ghz

300 Mpbs

Passa so 1/8 da banda

802.11n

5Ghz

900 Mbps

Passa so 1/8 da banda

802.11ac

5Ghz

433 Mbps- 1,7 Gbps

Passa so 1/8 da banda



Procure observar que  mesmo usando a frequencia 2,4ghz dos celulares comuns , porem equipado com a tecnologia 802.11 N , poderia atingir velocidades de ate 300Mbps (mega). Por isso antes de reclamar do seu pobre provedor procure certificar-se de qual tecnoligia wifi seu aparelho esta equipado e qual a capacidade de processamento (velocidade do processador) ele possui.Veja mais detalhes neste link :

https://www.copeltelecom.com/site/blog/seu-dispositivo-acompanha-velocidade-da-internet/

 

Para seu celular alcançar acima de 50 megas voce deve comprar um celular com tecnologia dual em 2,4 e 5,8 ghz b, g , n, ac, caso contrario seu wifi não passara de 50 megas.

Verifique se seu celular opera wifi em 802.11ac e se tem transmissão  5ghz.


1. Roteador mal posicionado

O primeiro fator que influencia na velocidade da sua internet é a posição do seu roteador Wi-Fi. Quando os dispositivos conectados à rede estão em cômodos diferentes e distantes desse aparelho, perde-se eficiência na conexão, ja que não atravessam obstaculos.

Isso acontece porque o sinal Wi-Fi é uma onda de rádio que sofre mudanças em sua intensidade conforme a distância entre o roteador (emissor) e os dispositivos conectados a ele (receptores). Quanto mais distante, menor a intensidade de SINAL wifi e menor a banda emitida, ou seja, menor a velocidade disponível. O mesmo acontece com paredes: quanto maior o número delas entre emissor e receptor, menor a intensidade recebida.

Por isso, é muito importante que o roteador seja INSTALADO pelo seu tecnico  numa posição central do estabelecimento ou preferencialmente eu um corredor comum para toda a casa ou no cômodo onde a maior parte dos dispositivos serão conectados, como a sala de estar, por exemplo. Além disso, é preciso colocar num local alto, para evitar outras barreiras, como móveis, geladeiras, guarda roupas. Em casas grandes acima de 100m2 faça um orçamento com seu provedor para um projeto de ampliação wifi que os contratos comum normalmente nao cobrem.


Cliente amigo, caso o sr se encontre com este tipo de problema, e sua instalação ja tenha sido realizada a mais de um mes, o sr podera contratar nossos serviços tecnicos especiais , o que sera objeto de orçamento a parte, para realizarmos uma reinstalação, adicionar roteadores em pontos estrategicos de casas muito grandes (aconselhamos um roteador por sala quarto ou ambiente conectados via cabo para garantir plena velocidade  e estabilidade de conexao), adicionar  cabos, etc..Isso involve mão de obra, conectores, projeto, cabos e reconfigurançao de todo o sistema novo, por isso envolve algum custo.

2. Proximidade com objetos que interferem no sinal 

Além do posicionamento do roteador em locais altos e centrais, é preciso considerar outros objetos e itens dentro da casa que podem influenciar na qualidade do sinal de seu roteador. Colocamos abaixo os principais deles para você se atentar:

Fornos micro-ondas

Jamais posicione seu roteador proximos ou a uma distancia menor que 5 mts de um forno microndas. Este eletrodomestico gera ondas eletromagneticas nas frequencias e sub-frequencias de operação de 100% dos roteadores 2,4ghz. Isso tambem pode causar dano ao seu roteador.

Rede de água

A água também interfere na transmissão do Wi-Fi, uma vez que ela é capaz de absorver as ondas de rádio do aparelho. Por isso, não é recomendado colocar o roteador próximo a encanamentos e locais úmidos, como nas paredes externas do banheiro, por exemplo.

Objetos ornamentais

Objetos ornamentais também podem interferir na conexão. Os espelhos, por exemplo, normalmente são compostos por lâminas de metal, o que bloqueia e reflete as ondas transmitidas pelo roteador, reduzindo a velocidade disponível.​

Janelas e vidros

Como falamos, as paredes geram bloqueios no sinal de transmissão via rádio do seu roteador. Assim como elas, as janelas e vidros pela casa possuem o mesmo efeito. Por isso, considere sua proximidade com seu emissor de sinal.

3. Modem de baixa qualidade

O modem é um aparelho eletrônico como qualquer outro, portanto, está suscetível a falhas que prejudicam seu funcionamento. Existem diferentes modelos desse equipamento: os mais simples e baratos podem apresentar mais problemas que opções mais avançadas.

Para testar sua eficiência, é preciso usar outro aparelho, avaliando se todas as funcionalidades estão em ordem. É necessário que um técnico no assunto realize o procedimento, portanto, deve-se entrar em contato com a empresa provedora para isso.

4. Fiação antiga e remendada

A instalação dos cabos e sua qualidade também impactam na velocidade da internet de uma residência. Fiações velhas e remendadas podem causar instabilidade no sinal, levando a problemas constantes de falhas na conexão. O ideal é que todos os materiais usados na instalação sejam novos para garantir que isso não aconteça.

Normalmente, a empresa provedora do serviço é responsável por esses materiais. Fornecedores de qualidade usam itens novos, porém, algumas empresas podem tentar aproveitar cabos usados para reduzir custos. Por isso, é importante procurar empresas com referências de qualidade para ser seu fornecedor. A Amplisinal so usa cabos de alta qualidade em suas ativações.

5. Vizinhos intrusos

Aquele vizinho que você desconfia estar utilizando sua internet pode realmente ser o causador do consumo da sua banda. Evitar esse tipo de problema é simples com a ajuda de seu tecnico peça para que ele faça o bloqueio do sistema WPS que impedira a entrada de intrusos na sua rede wifi com aplicativos maliciosos. Isso não garante que seus filhos, parentes e amigos que usam sua internet não compartilhem sua senha wifi com a rua toda, por isso, jamais diga ou fale a sua senha, prefira entrar a senha diretamente nos celulares deles, mantendo-a em perfeito sigilo e não perdendo o amigo.

6. Muitas pessoas usando o sinal

Além dos problemas de instalação, ter muitas pessoas usando a internet na residência pode deixá-la lenta. Quanto mais dispositivos conectados, maior a divisão da banda disponível, por isso, a velocidade é reduzida entre eles.

O uso de aplicativos que usam mais dados, como a exibição de vídeos online —  como Netflix, Youtube, Globo Play —, ou downloads e uploads de grandes arquivos, impactam ainda mais na velocidade distribuída. Dessa forma, três pessoas usando apenas as redes sociais podem ficar satisfeitas com 1 mega de internet, enquanto três que usam esses aplicativos podem sofrer com a lentidão da rede.

Nesses casos em que a conexão recebida não é suficiente para atender com qualidade as necessidades de navegação da residência, é indicado procurar seu provedor e contratar um plano com maior capacidade. Nesse momento, também vale a pena considerar outras empresas, avaliando se seu plano e internet são realmente bons ou se há no mercado melhores opções disponíveis.

Muitas pessoas estão migrando para companhias de fibra óptica, uma vez que esse tipo de serviço é considerado superior aos demais, mais rápido e com melhor custo-benefício.

Hoje as operadoras já contam com aplicativos que ajudam bastante na hora de detectar se o sinal está OK ou se há algum problema na região. Acesse com sua conta e veja nas opções de suporte se tudo está dentro dos conformes no seu bairro antes de se desesperar. Depois disso, se tudo estiver bem, aí você parte para as outras verificações.

Além disso, é muito importante saber a velocidade do seu plano. Quanto maior, e considerando que você tem um roteador de qualidade, mais demanda simultânea sua conexão aguentará.

7. Verifique falhas no hardware

Essa dica é uma das mais básicas, mas também uma das mais importantes. Se você sentiu que sua internet está fraca ou não está funcionando, é sempre bom verificar se algum cabo está desconectado ou se seu roteador ou modem estão funcionando adequadamente. Se tudo estiver conectado, vale levar em consideração a recomendação que todo suporte técnico dá: tente desligar tudo por alguns minutos e ligar novamente. Se ainda assim o problema não for resolvido, nunca é demais verificar se o seu smartphone, smart TV ou videogame estão com alguma falha de recepção.

8. Posicione bem seu roteador/modem

Depois de aferir se está tudo em ordem com sua conexão e seus equipamentos, hora de escolher um bom local para posicionar seu modem/roteador Wi-Fi. Os especialistas recomendam que ele seja colocado sempre na região central da casa, de preferência em um cômodo superior e aberto.

Imagem: LifeHacker

Isso funciona melhor porque as ondas de transmissão do roteador irradiam para frente e para baixo e como a maioria dos móveis ocupa o primeiro plano, alocar o aparelho em um local mais alto ajuda demais.

Mas e a antena? Vale o mesmo conceito: caso você queira que sinal se espalhe por vários andares, deixe a antena deitada para que as ondas percorram o caminho na vertical. Mas, se você quiser que as ondas se disseminem horizontalmente, deixe a antena reta e para cima.

Também evite posicionar seu roteador próximo de janelas ou de outros aparelhos eletrônicos, pois outras ondas podem interferir e afetar o sinal.

9. Cuidado com repetidores

Pode ser que o seu roteador não esteja dando conta de distribuir bem o sinal Wi-Fi em sua casa, o que acaba comprometendo a velocidade de conexão. Para essas situações, a primeira sugestão para solucionar o problema é comprar um repetidor de sinal. Embora ele realmente amplie o sinal, é preciso estar atento à qualidade do equipamento, que chama a atenção por, na maioria das vezes, ser baratinho. De nada adiantará ter um bom roteador se o repetidor oferecer uma velocidade de conexão baixa, o que fará você ficar frustrado. Também vale a pena ficar atento ao local onde ele será instalado para não comprometer a comunicação com o roteador.

10. Roteadores mesh

Caso você tenha um roteador bem básico e que não está mais dando conta de segurar os dispositivos na Wi-Fi nem distribuir bem o sinal, uma alternativa interessante é investir em roteadores mesh. Esses aparelhos sempre são vendidos em pelo menos duas unidades, que podem ser instaladas em cômodos diferentes da casa para garantir a melhor distribuição do sinal Wi-Fi possível.

O mais interessante é que, diferente de um repetidor, esses aparelhos criam uma rede única e smartphones, tablets e notebooks sempre se conectam ao que oferece o melhor sinal possível, tudo automaticamente, sem precisar de qualquer ação do usuário.

Outra diferença em relação aos repetidores é que aqui você terá equipamentos com as mesmas especificações, então, se tudo for instalado corretamente, eles sempre oferecerão a mesma velocidade de conexão.

Roteador mesh da Multilaser, o AC1200/ Imagem: Multilaser

6. Use um canal de transmissão liberado

Como já citamos, os roteadores transmitem ondas de rádio e, para que o sinal possa ser passado sem interferência, é necessário que um canal seja criado. Geralmente os roteadores, sobretudo os que são padrão das operadoras, fazem isso automaticamente, e isso faz com que haja uma "guerra" de roteadores e canais em locais muito habitados, por exemplo.

Isso pode ser solucionado com alguns aplicativos que são capazes de programar qual canal seu roteador utilizará para distribuir o sinal. Outra alternativa é fazer isso diretamente nas configurações do equipamento - consulte o manual dele para saber como fazer isso.

11. Verifique quantos aparelhos estão conectados

Dependendo da quantidade de aparelhos que estão usando sua rede sem fio, não há internet que aguente. Por isso é necessário ficar atento à quantidade exata de dispositivos e qual deles pode estar sugando mais sinal do que o normal.

Imagem: Freepik/Divulgação

Isso geralmente ocorre quando uma pessoa em determinado cômodo da casa está assistindo à Netflix (que, geralmente, puxa muita banda) e outra está jogando online; certamente uma das duas terá sérios problemas, além, é claro, de prejudicar os demais usuários, mesmo que estejam, por ventura, usando uma conexão cabeada.

12. Experimente um servidor DNS diferente 

Quando contratamos um provedor de banda larga, nossa internet é automaticamente configurada para utilizar os DNS (Domain Name System) oferecidos pela operadora. Por um lado é muito prático, pois não precisamos configurar nada; por outro acaba resultando em muitas pessoas utilizando um mesmo servidor. O Canaltech tem um tutorial completo sobre como mudar seu DNS em passos bem simples e fáceis.

13. Atenção com aplicativos

Como já citamos, aplicativos como a Netflix consomem muita banda de download e isso pode acabar prejudicando a navegabilidade de quem está tentando trabalhar ou até outras pessoas de casa que estão tentando se entreter. Mas vale ficar ainda mais atento com aplicações que consomem banda de upload.

Normalmente, planos de internet que não são de fibra óptica têm velocidade de upload limitada e que é comprometida facilmente quando subimos arquivos para o OneDrive, Google Drive e afins. Se você for um assíduo usuário de torrents, então, esse problema pode ser ainda pior. Com as conexões de saída comprometidas, é comum que toda a infraestrutura de rede fique congestionada e você sinta até mesmo quedas de sinal. Portanto, fique atento a isso.

14. Reinicie seu roteador de vez em quando

Dependendo de onde seu roteador estiver alocado, o funcionamento contínuo pode causar superaquecimento e prejudicar componentes internos. Outro ponto que também pode acontecer com o uso sempre constante é o acúmulo de cache do DNS. Para resolver isso é mais simples do que se pensa: basta reiniciar o aparelho roteador de tempos em tempos desligando o e religando o da tomada eletrica, sem apertar botões.

15. Não definir um Limite de Banda

Alguns usuários podem acabar utilizando um pouco mais da capacidade de rede do que outros. Isso acontece ao fazer downloads, assistir vídeos ou consumir serviços de streaming, como a Netflix, por exemplo. Entretanto, esse tipo de comportamento faz com que a banda dos demais fique comprometida.

Uma boa saída nesse caso é utilizar um hotspot capaz de definir o limite de banda da conexão Wi-Fi. Assim, ninguém prejudica ninguém na hora de acessar a sua rede

16-TESTES DE VELOCIDADE

Ao efetuar os testes de velocidade nos app  www.speedtest.net  ou www.minhaconexao.com.br certifique se de que somente voce esta efetuando o teste ou o resultado ficara comprometido ja que a banda estaria sendo dividida por varias pessoas. O teste ficaria corrompido e irreal e impreciso. Certifique-se  tambem de que  voce esta testando com multiplos servidores de destino , para garantir a saida dos dados por diferentes rotas. Isso porque determinada rota poderia estar congestionada.


Mais Dez coisas que podem estar deixando seu Wi-Fi mais lento

Inimigos do Wi-Fi: descubra o que pode estar comprometendo sua rede sem fio e saiba como resolver de maneira simples

Por Fernando Sousa, para o TechTudo


Existem alguns fatores que podem atrapalhar o Wi-Fi, impedindo que o roteador entregue todo o desempenho que se espera. De eletrônicos trabalhando na mesma faixa de frequência da rede até aparelhos desatualizados, há diversas possibilidades de resolver esse problema. Portanto, antes de considerar a compra de um novo equipamento, é interessante tomar algumas medidas com relação à conexão wireless.

LEIA: Internet 'voando': roteador deixa Wi-Fi 40% mais rápido

Pensando nisso, o TechTudo reuniu algumas dicas sobre o que pode estar afetando o sinal do Wi-Fi. As soluções são simples e podem ser feitas por qualquer pessoa, mas é importante ressaltar que, caso o usuário não sinta segurança com relação ao software do roteador, por exemplo, vale recorrer a um especialista no assunto.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Colocar o roteador em um local mais alto pode melhorar o sinal Wi-Fi (Foto: Lucas Mendes/TechTudo) — Foto: Lucas Mendes/TechTudo

1. Posição do roteador

Modems e roteadores podem não ser muito interessantes do ponto de vista estético, mas esconder demais esses dispositivos pode comprometer o desempenho da rede. Para que o sinal seja propagado de uma maneira mais eficiente, procure posicionar os seus pontos de acesso em locais elevados e de forma que o sinal se espalhe evitando a maior parte das paredes. Isso deve eliminar as áreas de sombra e expandir um pouco o alcance do sinal pela casa ou escritório.


2. Cabos antigos

Se você utiliza um roteador ligado ao modem de sua operadora, é interessante verificar a qualidade do cabo de rede que conecta os dispositivos. Um cabo inadequado pode fazer com que o roteador não consiga explorar todo o potencial de sua banda contratada.

Outro fator que pode influenciar é a conexão de cabos telefônicos a modems ADSL. Em instalações mais antigas, esses cabos podem apresentar falhas decorrentes ao tempo e à deterioração comum, o que certamente vai impactar no desempenho da rede.

Além de utilizar bons cabos, realize as conexões da maneira correta para configurar sua rede — Foto: Reprodução/Thiago Rocha

3. Inimigos do Wi-Fi

Alguns itens podem comprometer e muito o desempenho de roteadores e modems. Por isso, antes de posicionar seu equipamento, observe se no caminho não há um aquário, espelho ou até uma tela LCD.

Além desses, tubulações e equipamentos que emitem sinais de rádio, além de estruturas metálicas e paredes muito espessas podem causar interferências, levando à instabilidade do sinal. Desse modo, procure ficar atendo ao local em que seu roteador está posicionado, evitando colocá-lo próximo a um desses itens.

4. Modem obsoleto

Quem contratou um serviço de internet há algum tempo e desde então nunca pensou em substituir o modem, pode estar sofrendo com a obsolescência do equipamento. Normalmente, as empresas de comunicação enviam um equipamento básico para os consumidores, de modo que, para ter uma rede Wi-Fi de qualidade, é necessário investir em um equipamento auxiliar.

Existem modems de operadores que utilizam uma velocidade de conexão menor (54 Mb/s) ou nem mesmo possuem antenas para emissão do sinal. Desse modo, colocar um roteador moderno para realizar a transmissão da rede sem fios pode aprimorar a qualidade da rede.

 

Pontos Que Atrapalham o Teste de Velocidade

Veja quais itens que se presentes no ambiente de teste podem atrapalhar o teste de velocidade.

Escrito por Kleder Silva

Atualizado há mais de uma semana

Mesmo quando conectado diretamente em nosso modem de fibra existem outros dois pontos que podem atrapalhar o teste de velocidade, tornando o mesmo impreciso:

1 - Limitação de hardware do computador/notebook/celulares utilizados para testar;

2 - Indisponibilidade ou alta demanda no servidor de teste(aponte para outro servidor);

A ocorrência do primeiro item é cada vez mais comum nos dias atuais, pois quanto maior for a velocidade do seu link, maior terá de ser a capacidade do computador/notebook para conseguir consumir 100% do plano contratado, por isso é recomendado que você abra o "Gerenciador de Tarefas" do Windows (atalho de teclado CTRL+SHIFT+ESC) em seguida clique em "Mais detalhes" e depois na guia "Desempenho" que irá aparecer, durante o teste acompanhe o uso de CPU e Memória, se o consumo de um destes dois itens chegar a 100% antes do teste de velocidade chegar a 100% do seu plano contratado isto indica que o computador em questão não consegue consumir todo o link disponível

Quanto ao segundo item: assim como todo e qualquer serviço disponível na internet o teste de velocidade também esta sujeito as limitações do servidor que fornece o serviço, por isso é importante testar a velocidade em pelo menos dois serviços diferentes para comparar, veja aqui a lista de sites de teste confiáveis e lembre-se de testar em pelo menos dois para efeito de comparação.

 

Normalmente os modems de operadores possui uma capacidade limitada de transmissão sem fios — Foto: Helito Bijora/TechTudo

5. Rede muito povoada

Observar o número de dispositivos conectados é muito importante para entender possíveis problemas em sua rede. Quanto mais dispositivos conectados, mais exigido será o roteador. Logo, um equipamento de entrada pode ter dificuldade para manter a rede estável com um número maior de conexões.

A Internet também perde em desempenho à medida que novos dispositivos se conectam. Isso porque a cada novo usuário na rede, o volume total é dividido pelos aparelhos ligados ao Wi-Fi. Portanto, conexões mais lentas podem sofrer sobrecarga de downloads na banda.

Para um número elevado de conexões investir em um roteador mais robusto pode ser o caminho — Foto: Fabrício Vitorino/TechTudo

6. Configurações da rede

Configurar corretamente seu equipamento é parte fundamental para manter sua rede em pleno funcionamento. Além de informações como frequências e canais, estabelecer parâmetros de segurança elevados podem fazer com que você tenha um ganho em desempenho. Utilizar senhas seguras e verificar os dispositivos conectados na interface do roteador também são práticas que ajudam a prevenir a perda de desempenho da rede com acessos indesejados.

7. Frequência subutilizada

Atualmente, grande parte dos roteadores utiliza as frequências de 2,4 e 5 GHz para transmitir dados. Alguns equipamentos trabalham em apenas uma frequência, de 2,4 GHz, mas em modelos dual band é interessante distribuir os dispositivos conectados para não sobrecarregar umas das faixas de transmissão.

A faixa dos 5 GHz tem suporte para um número maior de dispositivos conectados, mas muitos equipamentos ainda são incompatíveis com esse recurso. Mas, caso isso seja possível, a distribuição dos equipamentos entre as frequências pode melhorar a qualidade da rede, assim como permitir uma conexão mais veloz entre os dispositivos. Consulte seu provedor.

Roteadores dual band oferecem maior desempenho e possibilidade de conectar mais dispositivos — Foto: Divulgação/TP-Link

8. Utilização incorreta dos canais

Os canais também são um ponto a ser observado. Se você mora em um condomínio, por exemplo, onde seus vizinhos também possuem roteadores ligados, um grande número de equipamentos utilizando um mesmo canal para transmissão pode comprometer o desempenho das redes.

Alguns dispositivos mais modernos mudam os canais de forma automática, de acordo com a demanda de cada um deles. Se não for o seu caso, verifique o manual do roteador e procure nas configurações o gerenciamento de canais para saber em qual deles sua rede está operando. Existem aplicativos para celular que podem exibir essas informações de uma maneira mais simples, o que deve facilitar a vida de usuários menos experientes.

9. Repetidores

Quanto mais dispositivos conectados, menor é o desempenho da rede. Dessa forma, utilizar um repetidor pode expandir o sinal, mas também comprometer a velocidade de conexão. Além disso, é mais um aparelho a emitir sinais que podem criar interferências na rede.

Outro ponto importante, é que, como os repetidores criam redes paralelas, é preciso sempre observar a qual ponto da rede você está conectado. Isso porque, mesmo utilizando repetidores próximos, é possível que seus equipamentos estejam conectados a um ponto mais afastado, com uma menor intensidade de sinal.

A altura em que o repetidor é colocado interfere sim na amplificação do sinal. — Foto: Ana Marques/TechTudo

10. Software desatualizado

Qual foi a última vez que você atualizou o firmware de seu roteador? Assim como outros equipamentos, os dispositivos de rede recebem atualizações que visam corrigir falhas em seu funcionamento e evitar vulnerabilidades.

Ler os manuais ou até mesmo checar o site das fabricantes vez ou outra é uma das formas de descobrir qual a versão mais atualizada do software do equipamento. O procedimento para atualizar pode variar de acordo com o aparelho, sendo necessário conferir as orientações de cada marca para realizar o update.

Qual é o melhor Roteador Wireless? Tire suas dúvidas 

 

11-Adaptador usb ethernet não deixa passar mais que  6 megas

acabo de descobrir mais um motivo de lentidao na net. Veja este artigo sobre uso de adapatadores usb funcionando como placa de rede em computadores Pc . Estes adapatadores não deixao passar mais do que 6 mega. Veja este artigo sobre o assunto em :

https://www.clubedohardware.com.br/topic/1310338-adaptador-de-rede-limita-velocidade-da-internet/

 

Para operar em velocidades acima de 100 megas ,leia este artigo tambem:

https://www.oficinadanet.com.br/internet/32925-o-que-fazer-para-obter-velocidades-acima-de-100mb-na-internet

Para operar acima de 50mega na Cpu compre ou utilize adaptadores Giga de verdade.

...........................................................................................................................................................

OS DADOS PODEM SEGUIR  CENTENAS OU MILHARES DE ROTAS DIFERENTES ATE O DESTINO

leia e pesquise tambem que , toda a internet do mundo segue por uma ou multiplas vias fisicas. assim como existem milhares de caminhos para vc chegar a santo amaro, POREM SE TODOS DECIDIREM IR a sto amaro pela alameda ou por qualquer outro caminho , quase ninguem vai entrar. Isso é o mesmo que todo mundo na pandemia em casa na internet no FACEBOOK, whats, google, stagram e outros hits. Entao na pandemia nem o papa garante a internet.

por isso o nome ROTEADOR., ele estabelece rotas, nem sempre as mais descongestionadas , assim como a M BOI MIRIM

Falou em oscilar certo? oscila nos testes de velocidade? se sim eu CONCLAMO O SR  a PESQUISAR NOVAMENTE, afinal o sr assinou a internet para se informar , certo?

veras que todas as internet residenciais do mundo oscilam de velocidade. isso tem um motivo, pesquise.!!!!!

agora, uma internet corporativa, link dedicado, custa 4mil reais mes, porque nao oscila ?

50 megas corporativos quase nao oscila porque nos os provedores temos que montar uma verdadeira força tarefa , com varias rotas, sistemas equipados com tolerança a falhas, e prover um link de 500 megas para garantir 50 megas. compreende?isso tem um custo

a internet residencial esta sujeita a variaçoes porque os dados podem seguir milhares de rotas diferentes, e vc nunca sabe o que podera encontrar na M BOI MIRIM. Sempre havera uma surpresinha.

............................................................................................................................................................

DICAS DE SEGURANÇA PESSOAL, DADOS BANCARIOS, ACESSO AO INTERNET BANKING, SENHAS, SEGURANÇA DAS SENHAS, ETC...Este é o proximo capitulo da Cartilha do assinante que eu estou escrevendo, aguarde ou peça uma versao mais atualizada. Obrigado por assinal Ampli Veloz Net.

..........................................................................................................................................................

O que fazer para diminuir a latencia em games e  jogos?

Diminuir a latência

........................................................................................................................................................