TREINAMENTO LANÇAMENTO DE CABOS DROP E FO12
Como Ajudante do tecnico , o Lançador aprendiz , deve estar sempre a frente do tecnico, atuando pro-ativamente provendo tudo de ante mao para facilitar a conclusao e o andamento do serviço naquele local. O mesmo devera atender todos os pedidos e solicitações do Tecnico sendo este seu superior hierarquico no processo de trabalho e aprendizado.
1-Regras para lançamento de cabos drop fibra optica
a-deixar 8 a 10 mts de cabo enrrolado no poste(reserva de inicio e fim de cabo) (sem espiralar/dobrar/torcer) onde for iniciar e terminar o lançamento do cabo como forma de reserva para fazer a fusão na caixa ou outra ponta da fibra em casos de emenda, tambem serve para permitir o trabalho confortavel (dentro da Fiorino) em dias de chuva, vento, frio, sol dentro dos nossos veiculos.
B-o cabo optico nao podera sofrer torsão, dobra, espiralamento, curvas muito acentuadas a mais de 45 graus, estiramento excesivo, esmagamento por aperto excesivo de esticadores ou elementos de fixação no poste, etc . Para evitar o espiralemento do cabo drop o cabo jamais devera ser desenrolado sem estar numa Caixa Papelao original de fabrica do rolo ou num suporte para rolos de cabo do tipo com rodinhas ou pelo menos num tubo de aluminio passando pelo furo central do rolo ou bobina. Neste caso o profissional lançador devera amarrar o rolo, com o tubo metalico passando no furo, de maneira a manter o conjunto rolo-tubo bem firme la em cima no poste ou outro local que facilite o desenrolar independente , sem a ajuda de segundos ou terceiros,
C- O lançamento do cabo fo/drop deve seguir, bem esticada, passando pelas roldanas e por entre as galhadas das arvores. Jamais passe o cabo pela frente de arvores e galhos mantendo a fibra frouxa e solta. Para tanto use os cabos de aço dos cabos da Telefonica/vivo como apoio para escada entre postes. Estes cabos de aço suportam ate 500kgs de peso. Entao passe os cabos FoDrop manualmente galho a galho ate chegar no proximo poste, mantedo-a esticada.
d-PARA O PUXADOR de cabos
Caso sinta a fibra travar , nem que seja so um pouco, pare imediatamente de puxar pois o Lançador do rolo pode ter parado ou travado ela como medida de segurança , ou a fibra podera ter sofrido algum travamento ou espiralamento no meio. Pare e volte verificando todo o trajeto.
e-Nos lançamentos de grande extensão , coloque pelo menos um homem controlando o cabo e as ACUMULAÇÕES de cabo em cada curva da rua, vigiando e ajudando a puxar, ja que o peso aumenta muito com o comprimento da fibra tipo Fo. Coloque homens na extensao do lançamento, especialmente nas passagens ou TRAVESSIAS e CURVAS devido ao risco do Embarrigamento e acidentes em avenidas e passagens, com consequencias e riscos para a vida. Evite sobretudo que carros e caminhoes passem sobre a fibra, danificando-a, pois podera haver consequencias para o responsavel pelo trecho. A regra para longos lançamentos é jogar as acumulaçoes de traz para frente ate esgotar as anteriores ou as primeiras do inicio do cabo. Se o trecho for reto é so puxar continuamente ate concluir o lançamento, com cuidado para as travessias que deveram contem pelo menos 2 homens cuidando de cada lado e posicionados em cima da escada ate concluir a passagem total do cabo.
f-apos alcançar a perfeiçao no lançamento, o Aprendiz deverá exercitar o aumento de velocidade por poste. O tempo de passagem devera ficar em torno de maximo 5 minutos por poste, incluindo o levantamento e abaixamento da escada. Não é necessario amarração da escada, ou cinto de segurança, porem deve-se aumentar o nivel de equilibrio e cuidado na subida e descida da escada, mantendo a escada perfeitamente nivelada no solo.
g-Nos lançamentos em ruas ou avenidas de grande circulação é absolutamente obrigatorio(sob pena de multa 10reais) o uso de sinalização com cones antes e depois de cada poste , advertindo os motoristas a desviar da escada. Outra forma de proteção é parando o carro antes da escada no caso do trabalho em unico poste.
h-Nos lançamentos longos de fibras (>500mts) , drop ou fo, jamais deixe o rolo de fibra sozinho ou tire a atençao no processo de denrrolar, mesmo que o puxador tenha parado de puxar por longos periodos. Caso ela venha espiralar apos o rolo (por desatenção) e o puxador venha continuar o processo de puxar, certamente ela ira KROCAR ou quebrar pelo efeito do tranco ou do espiralamento e haverao consequencias para o responsavel pelo rolo. Portanto jamais tire o olho da fibra enquanto estiver sendo movimentada. Caso o Cabo Fo começe a espiralar/dobrar/embolar, o responsavel pelo rolo , devera travar o cabo apos o rolo e apos o espiralamento/dobra, antes da dobra chegar a roldana no alto do poste, para cientificar o Puxador do cabo que houve um problema(e o mesmo devera interromper a puxada ate que vc haja solucionado o embolamento ) . No lançamento de Drop, para se evitar danifica-lo, o lançador, trabalhando sozinho, deve atentar para qualquer peso ou travamento durante o processo de puxamento ou lançamento. Caso ocorra qualquer travamento, retornar ate a Caixa de drop e corrigir o problema. Procure fazer a fixação da caixa amarrando em alguma coisa ou colocando algum pesso ao lado da caixa. Outra tecnica seria amarrar a caixa com rolo no alto da cordoalha da telefonica usando o tubo de plastico de pvc como suporte direcionando o drop a entrar direto na roldana, sem entroncamentos curvos, facilitando o fluxo do cabo nas roldanas. Procure evitar puxar o cabo dentro de curvas. Para evitar o aumento do peso do cabo na hora da puxada, primeiro faça os lançamentos retilineos e por ultimo os curvelineos. Todos os lançamentos sempre devem ser feitos pelo lado da rua ou lado interno da calçada onde estiverem nossas roldanas vermelhas. Se voce começar por fora tem que seguir por fora ate o final do lançamento. Se aplicar as roldanas por cima das lampadas, seguir por cima ate o final do lançamento. Jamais entrelaçar ou enrolar em outros cabos ou sera multado(em 10reais) e tera que refazer o trabalho. Todos as roldanas e lançamento de cabos devem seguir o mesmo nivel. Jamais mude de nivel provocando o entrelaçamento de cabos alheios ao seu lançamento.
2-FIXAÇÃO DE CABOS DROP E FO .
a-Todos os ESTICADORE VERMELHOS devem ser removidos de nossa rede de fibras e substituidos por alças preformadas feitas de sobras e restos de nossas proprias fibras em cabo drop . As alças de fibra ou metalicas deverao ser enroladas em torno da fibra que se pretende fixar enquanto se puxa o cabo com a outra mão no sentido contrario que vai sofrer a força, mantendo a completamente bem esticada. Não são permitidas barrigas nos cabos drop lançados. No caso de usar Alças pre-formadas metalicas o profissional devera desenrolar a alça , que vem de fabrica em tres vias, tornando-as em 3 peças independentes, para facilitar o alçamento e o manuseio em caso de uso em cabos drop ou fo fora de travessias. Nas travessias de cabos /Fo é obrigatorio o uso de Alças Preformadas Metalicas completas ou do jeito que vem de fabrica(em 3 vias metalicas) para garantir a sustentação do peso do cabo Fo.
Cabos Drop ou Fo devem passar sempre por dentro das roldanas sucessivas de cada poste. È importantissimo passar os cabos separadamente para evitar o corte/queima das fibras em passagem ou daquelas ja previamente instaladas na roldana. Para tanto deve-se providenciar nova equipagem de postes ou a amarração das antigas na parte superior da citada roldana.
b-para se trabalhar com as mãos livres no alto do poste(no ato da equipagem e pre-formagem) é necessario/obrigatorio (sob pena de multa 10reais) estar sempre com CINTO DE POSICIONAMENTO. Antes de apoiar o corpo no CINTO, deve se checar ou verificar SE esta devidamente travado.
3-ACOMODAÇÃO DOS ROLOS DE CABOS NOS POSTES.
Todos os cabos deverão ficar perfeitamente acomodados no poste e os rolos deverão ser enrolados , atados (utilizando-se Flexiveis de cabos velhos) para não se desfazer, e depois presos ao poste de maneira a abraça-lo com firmeza tensionando-se o mesmo , forçando o a abraçar se com o poste, usando-se um resto ou sobra de drop para forçar ou para prender o rolo no poste.
4-CABOS NAS CTOS. Os cabos que foram retrabalhados no solo/chão, deverão ser organizados de maneira que suas pontas fiquem totalmente igualadas, juntadas com Flexiveis de sobra de drop velho, e so ai subirem ao poste para serem guardados/enrolados. Tecnica do igualamento. Importante e obrigatorio no caso da organização de cabos na CTO. Apos aplicar a tecnica do igualamento, vc devera fazer a fixação da Cto no poste , firmemente , usando a cinta metalica de aço de forma definitiva e so ai , vc devera enrolar o conjunto de cabos e amarrar no poste, abraçando ou enrolando em torno da Caixa Cto firmemente e de maneira uniforme e homogenea.
5-EQUIPAGEM DE POSTES
a-Toda travessia deve empregar roldanas duplas ou furadas nos postes de cada lado da travessia para garantir que nao havera quebra da roldana e queda do cabo na avenida para evitar acidentes fatais com veiculos, motoqueiros e pedestres. Toda travessia devera ser feita acima da altura das lampadas dos postes. Preferencialmente com equipagem dupla.
b-Toda esquina devera conter 2 , 3 ou 4 roldanas se for de 2, 3, ou 4 ruas, cada uma apontando para CADA um dos lados da rua.
c-O profissinal devera desenvolver velocidade equipagem de postes que nunca devera demorar mais do que 5 min por poste, incluindo tempo de montagem da escada, estudo de risco da subida, amarração obrigatoria do cinto de segurança, lançamento da fita metalica e organização da roldana e aperto da fita com seu devido corte e dobra, guarda da fusimec de volta no cinto, descida do poste, nesta sequencia.
6-ORGANIZAÇÃO DE CABEAMENTO PREVIAMENTO LANÇADO POR OUTRAS EQUIPES
a-Todo visitante de poste devera obrigatoriamente fotografar e enviar o ANTES E DEPOIS de cada CTO que tiver trabalhando , devendo obrigatoriamente ORGANIZAR ETIQUETAR E LIMPAR todos os cabos antes de começar a ativar algum novo cliente. Todos os rolos deverão ter o mesmo tamanho de Rolo, deverao estar no max com 30cm de diametro. Todos os rolos de reserva dererão ser arranjados na parte de traz do poste, de frente para os predios e paredes, do lado interno da calçada, de preferencia todos juntos num so monte. Para prende-los utilize fibra drop flexivel arrancada da alma de aço de um cabo tipo Sobra inutil. Para tal abra o drop retirando o fio mais grosso de aço.
7-PONTAS E ALÇAS PREFORMADAS DROP
Podem ser feitas de restos de cabo drop inuteis, ou retirados de limpeza de postes. Ao desmontar ou abrir cabos drop para construir alças preformadas de fibra, Guarde tambem a parte grossa para construir pontas Pre-formadas mais resistentes.
As alças preformadas de fibra sao elementos vitais de organização de nossas instalações e infra estrutura de rua. A ordem é arrancar tudo que vc encontrar de Esticadores Vermelhos de nossa rede e substituir por Alças preformadas de fibra. Elas deverao ser formadas cortando se peçados de 80cm de fios perdidos ou encontrados abandonados nas ruas ou nos postes. Estes pedaços deverao ser estocados no carro, em caixas de papelao devidamente organizadas e deixar algumas nos cantos estratigos do carro para uso imediato quando necessario.
8-FLEXIVEIS DE RESTOS DE FIBRA DROP
Para se conseguir fios para amarração de rolos no poste use a parte mais fina dos cabos Drop, separando a parte da alma de aço grossa da fina. Faça e estoque rolos e rolos ou pedaços de pelo menos 1mt ou mais, para uso na rua. Cada Lançador/Instalador/Tecnico devera ter seu estoque pessoal deste material e se responsabilizara por ele.
9-SUBIDA E DESCIDA DE CAIXAS DE ATENDIMENTO CTOs
Como Ajudante do tecnico , o Lançador aprendiz , deve providenciar a descida e subida da caixa atendimento Cto. Para descer, primeiro deve desenrolar os cabos que estao em torno da Cto, cuidadosamente para nao quebrar/atenuar/rachar/dobrar/inutilizar a Fo ou drop. Depois deve amarrar os cabos em soltos por traz do poste , organizando-os. Em seguida deve abrir a Cto e desconectar todos os cabos drop do acoplador Verde , tampando-os com a tampinha de conector verde que devera carregar em seu bolso consigo cada vez que sair a rua. Em seguida deve soltar a Cto do poste soltando a cinta de aço, liberando o Fecho metalico dentado com alicate começando pelo chifrinho dobrado ou soltar os cabos de aço que a prendiam ao poste.
Apos a interveção tecnica deve-se proceder à mesma operação no sentido contrario, ou seja, a fixação da caixa e a reconexão de todos os clientes da Cto.
10-ORGANIZAÇÃO DOS CLIENTES NA CTO
a-apos organizar todos os cabos fora e dentro da Cto o Ajudante Aprendiz devera proceder a IDENTIFICAÇÃO DOS CLIENTES ATIVOS na Cto. Para tanto devera etiquetar os conectores pelo lado que ficara visivel ao abrir a Cto e do mesmo lado da guia do acoplador. Injetar luz vermelha no cabo de um cliente especifico na caixa Cto ou a partir da casa do cliente de volta para Cto , identificando a luz recebida no conector da cto. Fazer o procedimento com cada cliente. Fechar a caixa cto.